A DATA - A Revolução Pernambucana de 1817 foi liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários conseguiram conquistar Pernambuco e instalaram um governo provisório que tinha como propostas básicas: Proclamar a República, abolir alguns impostos e elaborar uma constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei. Após dois meses de luta, as tropas do Império português sufocaram o movimento e seus líderes foram condenados à morte.
A Revolução Pernambucana de 1817 conseguiu congregar religiosos, militares, intelectuais e populares em torno do ideal comum da emancipação política e do estabelecimento do governo republicano. A atual bandeira de Pernambuco é a mesma que os revoltosos usaram em 1817.
O projeto de lei, que está na comissão de Justiça da Assembléia, se for votado até o final do ano, já vigora a comemoração para o ano de 2008. Caso o projeto seja votado em fevereiro, fica para 2009.
quarta-feira, 12 de março de 2008
tada magna
Postado por Rafael Cavalcanti às 05:47
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário