terça-feira, 19 de fevereiro de 2008


O Recife é a capital do estado brasileiro de Pernambuco. Apesar de a vizinha Olinda ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco, o Recife, fundado em 1537, é a mais antiga das capitais brasileiras. Localizada às margens do Oceano Atlântico, tem uma área de 218 km² e uma população de 1,53 milhões de pessoas (ou 3,7 milhões contando a área metropolitana). A Região Metropolitana do Recife é a mais populosa do Nordeste e a quinta maior metrópole do Brasil atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre segundo dados oficiais do IBGE 2007. Com um PIB de mais de dezesseis bilhões de reais, a economia é majoritariamente de comércio, prestação de serviços e do Turismo.
Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, um dos maiores e mais modernos do país com capacidade para 5.000.000 de passageiros ao ano.
No Recife acontece o encontro dos rios Beberibe e Capibaribe que deságuam no Oceano Atlântico.
Cercado por rios e cortado por pontes, é cheio de ilhas e mangues que magnificam sua geografia. É conhecido como "Veneza Brasileira" - graças à semelhança fluvial com a cidade européia. Sua região metropolitana compreende as catorze cidades do Grande Recife.
Tradicionalmente, o nome da cidade dentro de frases é acompanhado de artigo, como acontece com os municípios do Rio de Janeiro, do Crato e do Cabo de Santo Agostinho. A esse respeito, muitos intelectuais recifenses e pernambucanos já se pronunciaram, entre eles Gilberto Freyre, em seu livro O Recife sim, Recife não, em 1960

0 comentários: